• 08/02/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Profissional de logística moderno: entenda o perfil


Atualmente, com as mudanças tecnológicas e nos ambientes de trabalho, cada vez mais o
profissional de logística precisa se modelar a este novo perfil. O poder de desenvolver e trabalhar em várias tarefas ao mesmo tempo, mudar e visualizar novas tendências completam esta “nova versão” de quem trabalha no setor.

Segundo levantamento da FGV, de uma forma geral, a maioria desses profissionais têm graduação. 45% deles se formaram em Administração e buscam algum tipo de especialização, como cursos de MBA (45%).

E mais do que isso, o profissional de logística passou a ter uma visão mais globalizada, não ficando restrito ao seu elo da cadeia de suprimentos e sim enxergando a todos os participantes da cadeia. O contato com o cliente final, fez com que ele também sentisse as dificuldades nas entregas e trabalhasse para uma melhoria contínua.

Tendo notado todas essas mudanças, listamos cinco características do profissional de logística moderno:

Capacidade para trabalhar sob pressão

Por ser uma área muito dinâmica que requer respostas rápidas às questões cotidianas, muitas vezes o profissional de logística precisa lidar com pressão por resultados e pela urgência de determinadas situações. Então, saber trabalhar sob pressão e conseguir entregar bons resultados talvez sejam as principais características buscadas nesse profissional.

Graduação

A experiência, ou seja, o conhecimento prático é muito importante, mas a capacitação e a busca por mais conhecimento teórico ajudam a compor um profissional de logística diferenciado, que realiza melhor suas atividades, possui uma base maior para a resolução dos problemas e contribui ativamente para a melhoria dos processos.

Nessa área, o curso tecnológico é a melhor opção para quem deseja uma graduação focada na área e com uma duração menor do que a de um curso bacharelado.

 

Veja também: Os cursos mais procurados por profissionais de logística.

 

profissional-de-logistica2

Dinamismo

Dificilmente a área de logística se limita a seguir rotinas bem definidas, com lista de afazeres. Diariamente, surgem situações inesperadas e problemas que não haviam sido previstos. Logo, o dinamismo também entra na lista das características que o profissional de logística deve ter.

É esse dinamismo que permite que outras tarefas prioritárias sejam iniciadas, antes mesmo que as outras em andamento sejam finalizadas, além de contribuir na gestão e acompanhamento de cada uma delas. Por esses e outros motivos que toda empresa precisa desse profissional.

Boa habilidade de comunicação

A área de logística requer que a comunicação flua constantemente. Além disso, o contato com outras áreas, fornecedores e parceiros deve ser feito o tempo todo. Portanto, uma das características do profissional de logística que se espera, é uma boa comunicação. Uma pessoa que seja capaz de transmitir as ideias de forma clara, compreensível e objetiva.

Proatividade

Apesar de ser uma característica necessária a qualquer profissional, essa é ainda mais relevante em relação ao profissional de logística. É importante que ele saiba se antecipar aos problemas, consiga realizar e resolver suas atividades sem que precise estar sob constante supervisão e comandos de seu gestor. Outro ponto importante é a compreensão sobre a rotina de outras áreas e como elas interferem em suas atividades.

Com o desenvolvimento da área de logística nas empresas e o aumento de sua importância na participação e contribuição para os resultados, a necessidade de profissionais qualificados e capacitados é cada vez maior.

Em um país onde a infraestrutura ainda é deficiente, há uma enorme falta de profissionais com capacidade de implementar soluções que eliminem custos gerados pela excessiva complexidade. Portanto fique atento às novas tendências que formam o profissional moderno da área e prepare-se para conquistar o mercado.

 

Facebook-ad-MODELOS-POLIFRETE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *