• 02/05/2018
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Porque ter poucas transportadoras pode ser um problema?

O transporte tem um papel fundamental na qualidade dos serviços logísticos, pois impacta diretamente o tempo de entrega, a confiabilidade e a segurança dos produtos, ou seja, é o principal componente do sistema logístico. Sua importância pode ser medida através de três indicadores financeiros: custos, faturamento, e lucro e representa, em média, 60% dos custos logísticos, 3,5% do faturamento, e em alguns casos, mais que o dobro do lucro.

 

Administrar o transporte significa tomar decisões sobre um amplo conjunto de aspectos. Estas decisões podem ser classificadas em dois grupos de decisões estratégicas e decisões operacionais, em que neles pode se identificar que ter poucas opções de transportadoras pode ser um problema.

 

Por exemplo, com poucas opções, a dificuldade de encontrar uma transportadora com abrangência nacional e preço competitivo é ainda maior, além de poucas opções para negociar, poucas opções de preço, produtos que chegam com problemas relacionados ao aspecto ou à forma e a sua empresa acaba tendo eventuais perdas.

 

A administração logística deve se preocupar em ter várias opções de transportadoras, bem como a situação dos fretes, pois uma boa distribuição dos produtos fará com que a empresa tenha mais clientes satisfeitos, aumentando a possibilidade de obtenção de novos.

 

Ter várias opções de transportadoras garante a satisfação do consumidor e permite ao empresário dispor de tempo para implementar estratégias que o mantenham de forma competitiva no mercado.

 

Não ter no mínimo 5 transportadoras para trabalhar em cada região, não assegura ao empresário a certeza de estar fazendo bons negócios, pois, não terá estrutura suficiente, rapidez, economia de horas trabalhadas e consequentemente ganhos financeiros.

 

Além disso, a sua empresa deve ter acesso as melhores opções de preços de fretes e estar em contato com startups que tem surgido voltadas para esse mercado. Elas calculam diferentes tabelas em tempo real e garantem sempre o menor preço de frete, exemplo é a plataforma Polifrete, que proporciona agilidade e preços realmente menores do que os disponíveis no mercado.

 

Enfim, com mais opções de transportadoras, você reduz custos totais de logística, melhora um serviço com problemas de performance, ganha flexibilidade para crescimento rápido, tem acesso a serviços ou skills não existentes internamente, dispõe de mais tempo para focar nas competências-chave da empresa, tem mais frequência de envios e prazos de entrega esperados para a operação.

 

O  Polifrete pode ser mais uma opção para lhe auxiliar na contratação de fretes! Clique aqui para conhecer nossa solução.

 

Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

 

Twitter

Facebook

GooglePlus

Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *