• 08/05/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Novas tecnologias no controle de estoque


Controlar as necessidades de compra, gerenciar as vendas e aprimorar os relatórios de vendas: o controle de estoque tem, como principais objetivos, otimizar os processos corporativos e aumentar o lucro da empresa. Mas os processos clássicos não são suficientes para garantir uma otimização destes fluxos.

Nesse momento a tecnologia se transformou em um grande aliado para que o mercado logístico tivesse vantagem competitiva e uma resposta mais rápida em todos os quesitos necessários para um controle de estoque adequado. Desde o aprimoramento da tecnologia, a respeito da produção de redes de internet, controle e transporte, tentando com isso colocar algumas formas e novas tendências, para um mercado que se torna mais importante aliada a um quesito cada vez inovador que é a tecnologia.

 

Como a tecnologia pode ajudar no controle de estoque?

Tanto para a previsão de demanda quanto para o controle dos níveis de estoques existem modelos matemáticos que são utilizados para automatizar este processo. Diversos softwares fazem isso automaticamente, ajudando as empresas a ganhar tempo, obter resultados melhores, e claro, aumentar seu lucro.

Outra forma de apoio da tecnologia em todo esse processo acontece por meio do chamado VMI (Vendor-Managed Inventory – ou Estoque Controlado pelo Vendedor). Nessa situação, o fornecedor é responsável pelo controle de estoques dos seus clientes – é o vendedor que decide quanto e quando entregar. Todos saem ganhando, pois o vendedor só depende dele para que seu produto esteja sempre disponível nos clientes e estes não precisam mais se preocupar em gastar tempo no controle de estoques e pedidos de compra. Novamente, sem esse tipo de tecnologia seria praticamente impossível gerenciar tal sistema.

 

Gestão administrativa

A gestão administrativa de uma empresa, isto é, a gestão de estoques, financeira, de vendas, de contratos, de caixa, entre outras, deve ser administrada de forma a que os dados sejam o mais fidedigno possível. Se tudo estiver informatizado e organizado em software próprio, não existe perda de informação e existe uma integração e cruzamento de dados. Com isto, conseguem-se resultados que, de outra maneira, seriam burocráticos e demorados.

Uma plataforma que agregue os dados dos vários setores e automatize o processo de cruzamento de dados, consegue dar-lhe resultados e respostas automáticos. O objetivo é sempre que o gestor consiga entender o que está em falta e o que está bem nivelado. O controle de estoques, fica a ganhar com resultados automáticos e contínuos, porque pode entender melhor as suas necessidades e otimizar o tempo dos seus recursos humanos, com uma burocratização menor das tarefas.

 

A tecnologia garante a segurança dos dados

A segurança da informação é um dos aspectos mais importantes para empresas de todo mundo atualmente. A quantidade de informação sigilosa e crucial para a operação do negócio que circula pelos corredores da organização aumentou consideravelmente e é preciso tomar medidas que protejam esses dados contra perdas e ataques criminosos.

A tecnologia mantém os seus dados de estoque mais seguros. Imagine perder toda uma papelada referente às movimentações de determinado fornecedor? Com as informações sendo controladas por uma rede de computadores, esse risco é praticamente eliminado.

 

Otimiza a tomada de decisão

Para fazer um bom planejamento é preciso ter em mãos dados confiáveis e uma análise certeira. Ferramentas de análise podem trazer ao seu controle de estoque informações que farão a diferença na hora da tomada de decisões.

Precisa reduzir o estoque de um produto e aumentar de outro? Algum material pode ser incluído em uma política “just in time”? Tudo isso fica mais claro com a ajuda da tecnologia, além de servir de apoio para justificar à sua equipe e à diretoria da empresa os rumos tomados.

Uma empresa com o controle de estoques organizado e integrado, consegue melhorar resultados e lucro e otimizar processos e recursos humanos. Usar a tecnologia a favor do negócio torna-o mais eficiente e isto é necessário num ambiente empresarial competitivo.

 

Polifrete_CTP_Ebook_Frotas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *