• 05/09/2018
  • 3 Comentários
  • POR Polifrete

Logística Outbound : Todos os fatos que você precisa saber



A logística é essencial para agregar valor na prestação de serviços ao cliente e fazer com que uma empresa seja diferencial no mercado. Todo seu processo precisa ser coordenado de forma harmônica ao longo de toda cadeia de suprimentos, por isso, estar por dentro do conceito de logística outbound é fundamental.

Na publicação  de hoje, o Blog Polifrete irá falar sobre a logística outbound e todos os aspectos relacionados a ela, explicando o conceito, a importância, os benefícios e os possíveis impactos de uma má gestão. Vamos lá! Primeiramente, para não confundir vamos explicar o que é a logística inboud e logística outbound.

A logística inbound vem do inglês “in” que significa entrada. Considera-se logística inbound, operações pré-produtivas e produtivas, que cuidam desde a matéria prima

até a chegada do produto na fábrica. Já a logística outbound vem do inglês “out” que significa saída. Assim considera-se logística outbond operações produtivas e pós-produtivas, que cuidam da produção e da saída dos materiais da fábrica para pontos de distribuição e clientes finais.

É a atividade por meio da qual uma empresa entra em contato direto com o mercado e o consumidor e essa gestão cuida de todo processo de distribuição dos itens até os clientes finais e isso é feito por meio de uma série de processos, como:

Contratação de operadores logísticos ou transportadoras, transferências de produtos entre unidades, planejamento de rotas, monitoramento e rastreamento das entregas,

Controle de ocorrências no transporte, entrega para o cliente final, planejamento de trocas e devoluções e acompanhamento dos resultados.

A logística outbound deve ser realizada com muita atenção, pois, para se ter eficiência e conseguir os resultados esperados, é necessário um planejamento bem estruturado e adoção de uma rotina de gestão de riscos, criando diagnósticos e elaborando planos de contenção e contingência, entre os fluxos de trabalho.

É preciso também ter uma boa gestão, visto que, as decisões dos clientes são tomadas entre a escolha entre uma empresa ou outra, e, em muitos casos, um dos fatores de maior peso é a disponibilidade para entrega imediata do produto e caso isso não seja possível, pode acontecer a perda do consumidor, talvez irreparável, devido a concorrência.

Dentro dessa realidade, a logística outbound tem um papel fundamental na oferta de produtos, no momento em que os clientes demandam por preços e qualidade, apresentando uma excelente relação entre custo e benefício. Para isso, deve-se tomar cuidado com alguns pontos essenciais como:

  • Gestão dos prazos de entrega;
  • Gestão dos custos e estratégias de redução;
  • Entendimento das particularidades dos processos;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Maior controle sobre os processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Relacionamento com os clientes;

Com essas otimizações realizadas ao longo de uma operação de logística outbound, o resultado é a melhora no relacionamento com os clientes, que vem por meio do aprimoramento na experiência de compra, o aumento da disponibilidade dos itens e a qualidade dos serviços.

Não organizar a logística outbound e não melhorar constantemente os processos são erros que trazem consequências negativas sérias para a empresa e seus parceiros, visto que, problemas como: indisponibilidade, atrasos, avarias e extravios, criam insatisfação e uma imagem negativa para os clientes e para o mercado.

Garantir a eficiência na logística outbound é sinônimo de satisfação dos consumidores, possibilidade de fidelização, otimização dos custos e promoção de uma logística integrada eficaz e lucrativa.


Quer saber mais sobre logística? Baixe agora nosso E-Book gratuitamente:

 

Precisando contratar fretes? É possível você economizar em média 7% com a contratação de fretes rodoviários. Fale com um de nossos especialistas para saber como! Saiba mais.


Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

Twitter
Facebook
GooglePlus
Youtube

3 Comentários para "Logística Outbound : Todos os fatos que você precisa saber"

    • Olá Marcello! Você sabia que o Polifrete automatizou esses processos logísticos, fazendo com que os usuários de nossa plataforma economizem até 7% dos custos operacionais referentes a logísticas?
      Faça uma demonstração em http://polifrete.com/
      Para isso, basta acessar o link e clicar em “Solicitar demonstração”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *