• 27/04/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

A logística no e-commerce e sua importância

 

Todos nós sabemos que o prazo de entrega e o valor do frete exercem uma influência muito grande na hora da compra em lojas virtuais, por isso, podemos tratar a logística no e-commerce como um verdadeiro diferencial que poderá inclusive aumentar a taxa de conversão da sua loja.

Muitos empreendedores cometem o erro de deixar esta questão para o final do planejamento, mas na verdade ela deve estar aliada a outras decisões, já que, por exemplo, será necessário que a plataforma de e-commerce esteja conectada ao seu processo de entrega, para um bom gerenciamento das operações.

É uma verdade: na maioria das vezes, a distribuição e o transporte são negligenciados por uma parte significativa das lojas online de pequeno e médio porte. De acordo com uma pesquisa da ABCOMM, mais de 90% das lojas de comércio eletrônico utilizam os Correios e apenas 35% utilizam transportadoras. Como, em muitos casos, os Correios deixam de ser uma opção eficiente de distribuição, buscar uma estratégia equilibrada de envio pode consolidar um crescimento sustentável em seu negócio.

 

Varejo virtual

Apesar de logística ser um conceito universal, a logística no e-commerce possui características únicas, que exigem um esforço de aprendizagem para todos os envolvidos nesse tipo de atividade: fornecedores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de varejo virtual.

– A loja funciona 24 horas por dia, sete dias da semana;

– A loja oferece um rico conjunto de informações, que envolvem a localização e identificação do produto, comentários de outros consumidores, informações sobre preço e frete e tempo de entrega;

– O ciclo de tempo para a entrega de produtos e serviços é menor;

– Divulgação é estratégica para a visibilidade da loja virtual. Os custos de comunicação podem ser menores e há a eliminação de intermediários do canal de distribuição;

– O tempo de exposição da marca é aumentado.

 

VEJA TAMBÉM: Conheça a ZTO Express, a empresa por trás da logística do Alibaba.

 

A logística no e-commerce exige parceiros certos

A primeira dica é encontrar parceiros que apresentem afinidade com seu mercado e que possam agregar valor à sua operação de e-commerce. Essa dica se torna ainda mais valiosa se a sua empresa explora um nicho de mercado como, por exemplo, floriculturas. Nesse caso específico, cuidados no manuseio e transporte da mercadoria são cruciais para que o cliente tenha uma boa experiência de compra.

Outra recomendação interessante é escolher um parceiro logístico que ofereça diferenciais competitivos em termos de tecnologia, como rastreabilidade da entrega. Diferente de uma loja física, o momento final da compra online não se define no momento de pagar, ou seja, na hora do checkout, mas sim no instante em que o transportador está na casa do cliente, efetivando a entrega. Até esse ponto, a ansiedade do cliente é responsabilidade da empresa. Por isso é importante manter o cliente informado sobre o status da entrega, porque isso evitará estresse e proporcionará uma experiência de compra mais satisfatória, aumentando as chances de uma nova compra e indicação.

 

O controle de estoque é fundamental

Ter total controle de estoque é fundamental para que a logística no e-commerce seja feita de maneira eficiente, especialmente se ele for o mesmo para as lojas físicas. Uma ação primordial é monitorar exatamente o que entra e o que sai, evitando que o mesmo produto seja vendido duas vezes. Para ajudar no gerenciamento de produtos e acompanhar grandes quantidades de itens, tecnologias como o WMS atuam como ferramentas fundamentais para a otimização dos processos e a redução dos custos.

O custo de um serviço de logística no e-commerce pode ser bastante elevado, e ele deve ser levado em conta nos cálculos dos custos totais da loja para que seu crescimento seja sustentável.

De qualquer maneira, ter uma boa e-logística – sendo ela interna ou com o auxílio de uma boa plataforma externa – é um diferencial competitivo no processo de fidelização dos clientes de sua loja virtual.

E mesmo com todos esses desafios e diários do processo logístico, a cada dia o consumidor tem contado com a constante vontade, por parte dos lojistas, de aprimorar seus serviços. Dadas as taxas de crescimento desse mercado, a proximidade dos grandes eventos nacionais e internacionais e o amadurecimento natural do consumidor, os ventos que sopram são muito favoráveis à qualidade do serviço.

 

Polifrete_CTP_Ebook_Frotas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *