• 15/05/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Logística e a gestão de estoque


O uso da logística na gestão de estoque é indispensável para empresas que querem se manter no mercado competindo de igual para igual com seus concorrentes, pois a cada dia que passa, eles estão percebendo que existe uma necessidade de maior agilidade no atendimento aos clientes, de controles adequados para evitar gastos desnecessários ou desperdício e principalmente para obter informações em momentos oportunos. A tecnologia da informação pode auxiliar bastante o desempenho da logística,
tanto na estocagem (previsão de compra e venda) como na cadeia de distribuição.

 

Dicas para uma boa gestão de estoque

O estoque é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. No entanto, geri-lo de maneira adequada não é nada fácil. Existem diversos erros que são muito comuns nessa área e acabam prejudicando os negócios, fazendo com que ocorram prejuízos desnecessários no final do mês.

Porém, com algumas atitudes simples, dá para mudar completamente esse cenário e tornar esse setor muito mais eficiente.

Contabilizar o inventário

Para ter uma gestão de estoque de ponta, é preciso ter muita precisão no inventário. É indispensável contabilizar a quantidade de cada produto, selecionando alguns profissionais para arcar com a responsabilidade de organizar a casa e identificar os itens estocados.

Previsão de demanda

A administração das demandas é primordial para uma gestão de estoque bem feita. Fazer uma análise periódica das demandas é interessante porque é isso que vai permitir o recálculo dos parâmetros de planejamento.

Saneamento dos estoques

De tempos em tempos, é essencial separar os itens que estão se tornando obsoletos ou que não estão com movimentação nos últimos meses. O essencial é que você dê um destino e não caia na tentação de fazer do seu estoque um acervo de produtos que nunca te trarão lucro.

Bom modelo de reposição

Escolher um bom modelo de reposição é importantíssimo e essa opção deve ser feita de acordo com as necessidades da empresa. Para itens de maior valor agregado, geralmente se emprega o modelo de reposição contínua, onde os pedidos são gerados no momento em que o estoque alcança o ponto de reposição.

O modelo de reposição periódica é feito com agendamento prévio e, normalmente, é mais usado para produtos baratos, que representem uma parcela menos robusta nos lucros do negócio.

Tecnologia

Contar com a tecnologia pode ser uma grande pedida para uma boa gestão de estoque. Acompanhar alterações, demandar permissões de quem pode ou não dar baixa em produtos no sistema, controlar o déficit de materiais em estoque ou analisar produtos com pouca saída, são algumas vantagens de softwares de gestão.

 

Custo de manutenção de estoque

1- Custo do pedido: A cada pedido ou requisição emitida, incorrem custos fixos (salário do pessoal envolvido no processo) e variáveis (recursos necessários para concluir o pedido) referentes a esse processo. Esse custo está diretamente determinado com base no volume destes pedidos e requisições.

2- Custo de manutenção de estoque: Incluem custos de armazenamento como altos volumes, demasiados controles, enormes espaços físicos, sistema de armazenamento e movimentação de pessoal alocado, equipamentos e sistemas de informação específicos; custos associados aos impostos e seguros de incêndio e roubo de material alocado; custos sujeitos a perdas, roubos e obsolescência; custo ao capital imobilizado em materiais e bens.

3- Custo por falta de estoque: Esse custo ocorre quando as empresas buscam reduzir ao máximo seus estoques, podendo acarretar no não-cumprimento do prazo de entrega, proporcionando uma multa por atraso ou cancelamento do pedido do cliente. Além disso, a imagem da empresa se desgasta e isso acarreta um custo elevado e difícil de medir.

Uma gestão de estoque organizada, prática, dinâmica e otimizada, além de ajudar a reduzir as perdas da sua empresa, também é uma forma de garantir um serviço de qualidade e referência.

 

Polifrete_CTP_Ebook_Frotas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *