• 18/10/2018
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Logística: A chave do sucesso para transportadoras em 2019

 

O cenário de incertezas por causa das eleições vem atingindo transportadoras e embarcadores, devido os impactos que a nova gestão do país poderá trazer sobre a economia, gerando expectativas.

A economia irá aquecer novamente? Será que vai melhorar? Será que vai piorar? Qual atitude o novo presidente irá tomar para melhorar o setor de logística e transportes? O aquecimento da atividade econômica é sempre uma boa notícia, mas, claro, que se houver uma nova retomada, chegam também novos desafios.

Especialmente na logística, mas também em outros setores, quando houve a recessão econômica, muitos investimentos deixaram de ser realizados e equipamentos foram parados, gerando inclusive perdas tecnológicas.

O ano de 2019  será de desafios para todos, pois será necessário agilidade para que, em um pequeno espaço de tempo, o sistema logístico, possa ser adequado. O país funciona como uma engrenagem, e se um setor for a um ritmo diferente dos demais, acaba travando toda a máquina.

Em função das incertezas nos níveis de crescimento do mercado brasileiro, é necessário se planejar e replanejar periodicamente, de tal forma que se possa antever o que virá, compartilhando informações com parceiros, a fim de, garantir que todos estejam no mesmo ritmo de retomada da economia, para que ela não trave novamente.

A logística juntamente com o setor de transportes,  deixou de ser apenas a movimentação interna ou externa dos materiais produzidos. Dentro da proposta do Supply Chain Management, ela passou a ser a entrega dos produtos no tempo certo, na quantidade certa, no lugar certo e da maneira correta, fidelizando clientes e, ainda, em um outro aspecto muito importante, a redução de custos.

Fatores que podem influenciar muito no desenvolvimento econômico do Brasil em 2019 são: o risco do aumento de combustível, a diminuição da produção das indústrias “menos produtos, menos fretes”, e o risco da retirada de investimento internacional no Brasil. É o novo presidente tem um grande desafio nas mãos e precisa urgentemente de uma solução eficiente para retomar a economia.

Vários fatores são importantes para as novas conquistas no mercado. A logística pode ser a chave do sucesso em 2019, visto que, uma logística eficaz só traz resultados positivos às organizações. A logística bem planejada envolve quase todos os departamento de uma empresa, desde a aquisição da matéria prima, até o produto acabado.

Porém, para que a empresa tenha sucesso em sua logística, ela não depende apenas de sua organização, mas sim de um ótimo relacionamento com seus fornecedores e embarcadores, que criam uma espécie de parceria onde os dois lados ganham.

Fornecedores e clientes devem estar de acordo, ou seja, ambas as partes devem estar alinhadas em função de um sistema que beneficie os dois lados.A logística deve ser a protagonista desse sistema perfeitamente alinhado ao planejamento de negócios da empresa, pois ela é fundamental, tendo papel relevante nas tendências de todos os setores e dos novos desafios que virão, perante ao esperado reaquecimento da economia brasileira, por isso, a logística é a chave do sucesso em 2019.

Precisando contratar fretes? É possível você economizar em média 7% com a contratação de fretes rodoviários. Fale com um de nossos especialistas para saber como! Saiba mais.

Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

Twitter
Facebook
GooglePlus
Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *