• 08/06/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

A importância do layout de armazém na logística


Antes de falar sobre o layout de armazém, vamos ter uma visão macro de organização. Nos dias atuais é fundamental para empresas modernas, a organização de um layout. O papel dele no negócio aumentou tanto em escopo, quanto em importância estratégica. A correção ou implantação de um layout adequado proporciona maior economia em diversos aspectos e incrementa a produção, devido à boa disposição dos instrumentos de trabalho, departamentos, seções, escritórios, pontos de armazenamento e do fator humano envolvido no sistema.

Quando trazemos para a nossa praia, vemos que o layout de armazém é fundamental na movimentação de materiais dentro de um galpão logístico. Antes de criar o projeto, é importante pensar que ele deve ser elaborado a fim de diminuir ao máximo a movimentação dos itens, visto que um sistema propriamente desenvolvido  consegue reduzir em até 20% o tempo de operação. Dessa forma, deve-se analisar os locais para recebimento e despacho dos componentes, aliando com o espaço disponível para estocagem, equalizando esta conta para resultar no mínimo de movimentação possível.

Além disso, no caso de produtos frágeis, o risco de avariar é proporcional ao número de vezes que o item é movimentado. Portanto, o ideal é alocar o produto sem movimentá-lo até o momento de seu carregamento. No caso das transportadoras, o sistema de cross-docking é cada vez mais utilizado. As docas de recebimento estão à 180° do local de carregamento, ou seja, o material entra por um lado, é separado, e após o picking é direcionado diretamente para a expedição, quase em linha reta. Dessa forma, evita-se que o material seja manuseado diversas vezes, reduzindo assim o custo de movimentação e o risco de avarias.

 

VEJA TAMBÉM: Logística e gestão de estoque.

 

O que o layout de armazém precisa ter para fazer uma boa gestão de estoque

 

Materiais com mais saídas

O layout deve facilitar a logística e fazer com que o profissional não perca tempo com a carga e descarga de materiais. Portanto, se os materiais com maior índice de saída ficarem guardados em áreas de grande profundidade e distância percorrida. Um layout eficiente posiciona os materiais mais populares próximos aos pontos de entrada e saída do estoque.

Armazenamento por afinidade

Tudo o que costuma ser recebido ou expedido ao mesmo tempo, precisa ser armazenado junto. Isso evita perda de tempo durante o processo de entrada e saída dos produtos estocados.

Tamanho

O layout de armazém precisa tornar o espaço eficiente, isso significa que os espaços devem ser projetados de acordo com o tamanho dos materiais. Ao utilizar grandes ambientes para estocar pequenos produtos, vai haver desperdícios de espaço e, automaticamente, prejuízos para o armazém.

Características

O layout de armazém deve respeitar as características de cada produto. Dependendo do material, alguns cuidados a mais durante a estocagem e logística podem ser necessários, como temperatura, peso, espaço, etc. O layout deve prever essas necessidades para garantir a integridade do produto.

Eficiência do espaço

O espaço deve ser planejado pensando na conservação, limitação e acessibilidade. A ideia deve ser sempre promover a melhor gestão dos produtos estocados e otimizar o tempo de trabalho.

 

É de extrema importância a análise prévia do layout nos novos projetos das empresas. É possível também, um estudo em organizações já estabelecidas, a fim de reduzir as perdas com movimentações desnecessárias, arranjando máquinas e equipamentos.

 

Facebook-ad-MODELOS-POLIFRETE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *