Logistica Lean
  • 16/11/2016
  • 5 Comentários
  • POR Polifrete

As práticas de gestão da Logística Lean

 

A Logística é a área da gestão responsável por gerenciar o fluxo dos produtos, desde os pontos de produção e fornecimento até o consumo com o foco na satisfação dos clientes ao custo mais baixo possível. Ela reúne todas as atividades relacionadas a previsão de demanda, gestão de estoques, armazenagem, transporte e distribuição. Todos esses processos logísticos se desenvolveram muito nos últimos anos e o nível operacional, único patamar antes ocupado por essa área nas empresas, deu lugar a estratégia. Ou seja, os gestores passaram a enxergar a Logística como algo fundamental para o crescimento de seus negócios.

É nesse sentido que surge o conceito de Logística Lean: baseado no sistema de produção enxuta, ele foi proposto e implementado de forma inédita pela montadora japonesa Toyota. A metodologia lean, base desse conceito, é uma filosofia de gestão que tem como foco a redução de desperdícios comum em sistemas de produção, como tempo de espera, transporte, inventário, defeitos, entre outros. Ao eliminar essas perdas os custos e o tempo de produção caem, tornando os processos mais ágeis e eficientes.

A Logística Lean

A Logística Lean, ou Logística Enxuta, busca prioritariamente a otimização contínua das atividades logísticas e Supply Chain (cadeia de suprimentos) das organizações por meio da redução de custos. Essa redução é alcançada através de operações mais simples e eficientes, e abrange desde a produção até o transporte dos produtos de uma empresa.

Portanto, a premissa básica desse modelo de gestão é reconhecer que as atividades de movimentação, transporte e espera de mercadorias são consideradas sempre como desperdício e não agregam valor a esse produto final que é oferecido ao cliente. Por isso, elas devem ser reduzidas ou até mesmo eliminadas desse processo da cadeia produtiva.

A gestão de Logística Lean busca por operações estáveis e que sigam o mais próximo possível do ritmo de demanda ideal. Desse modo não é preciso transportar nada além do necessário e a entrega será sempre real time, ou seja, mais próxima do momento em que será consumido ou utilizado.  Além disso, ela precisa funcionar com base em um sistema que impulsione diariamente a resolução de problemas e melhorias em todos os processos e tarefas logísticas.

“O sistema de Logística Lean procura ser como um rio que flui suavemente. Com isso, ganham as empresas e seus clientes, que passam a ter menores custos, maior competitividade e mais qualidade”.  José Roberto Ferro

Conceitos e princípios Lean

Os principais conceitos ligados a prática de uma gestão de Logística Enxuta são: estoque reduzidos, sincronia e otimização de processos. Confira algumas características ligadas a cada um desses conceitos básicos.

1) Estoque acarreta custos: Controlar um estoque reduzido implica em um aumento de eficiência além da otimização de gastos e processos da organização.

2) Simultaneidade nos processos: Para que um estoque reduzido seja sempre eficiente é necessário que todos os processos de Supply Chain (cadeia de suprimentos) da empresa ocorram em sincronia.

3) Otimização de processos: Os processos inbound e outbound precisam ser aprimorados frequentemente para que a redução de custos e tempo aconteça de acordo com o esperado e também para que os lucros sejam maximizados.

Como mencionado anteriormente, a Logística Lean é indicada para empresas e processos que tem como objetivo aumentar o valor percebido para os consumidores. Para conseguir colocar em prática essa metodologia de gestão, existem alguns princípios que precisam ser levados em conta no momento de implementação. São eles:

  • Envolvimento dos colaboradores da empresa
  • Autonomia e responsabilidade de todos os envolvidos
  • Trabalho em equipe
  • Aprimoramento das atividades a fim de evitar retrabalho
  • Documentação das melhores práticas para tornar padrão processos e atividades operacionais
  • Melhor aproveitamento do tempo para reduzir o desperdício para a realização de tarefas
  • Desafio de melhoria contínua das operações da empresa

Cuidados para implementação

Para implementar uma gestão lean é preciso uma certa mudança da cultura organizacional e o gestor tem papel fundamental nesse sentido. Isso porque não basta apenas estabelecer e aplicar uma série de novas regras a serem seguidas pelos colaboradores e acreditar com isso automaticamente os processos logísticos se tornarão enxutos. Assim, transformar o mind set das equipes de trabalho é um dos maiores desafios a serem superados ao longo da execução desta metodologia.

Nesse sentido, existem dois cuidados em especial que precisam ser levados em conta para que a sua empresa de logística se torne Lean, que são:

1) A iniciativa deve estar ligada às necessidades da sua empresa. Implementar a Logística Lean apenas por implementar com certeza não trará benefícios reais. Por isso, se não é possível fazer uma associação entre os possíveis ganhos obtidos com a metodologia e as estratégias de negócio, provavelmente esse é um forte sinal de que talvez essa não seja o momento mais adequado para iniciar esse modelo de gestão.

2) Como mencionado no início deste texto, o Lean se popularizou inicialmente na área de manufatura, através do conceito desenvolvido pela Toyota. No entanto, esta iniciativa não está limitada apenas à produção, uma vez que os ganhos ficarão restritos. Essa forma de gerir os processos logísticos pode ser aplicada em diferentes segmentos de atuação também ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

Clique e baixe agora – eBook – Tendências em Logística e Supply-Chain para 2017

logistica lean

5 Comentários para "As práticas de gestão da Logística Lean"

  1. Boa intenção é iniciativa, a logística é um conceito a exploração que vai a anos a Fora, Mas tenho convicção que é preciso em primeiro lugar trabalho pessoas.

  2. Boa intenção é iniciativa, a logística é um conceito a exploração que vai a anos a fora, Mas tenho convicção que é preciso em primeiro lugar trabalhar pessoas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *