• 11/01/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Descomplique sua vida logística: saiba o que é CIF e FOB

 

Muitas pessoas precisam do serviço de entrega e recebimento de mercadorias, mas leigos em logística e transportes, quando precisam do serviços os termos CIF e FOB, causam dúvidas na hora das negociações.

Muitos problemas em logística ocorrem por falta de informação ou pelo fato do cliente optar por um tipo de frete sem antes conhecer seus pormenores. Por isso o Polifrete hoje explica para você o que são as siglas CIF e FOB utilizadas na modalidade de pagamento de frete, para você ficar mais antenado quando for realizar seus negócios.

Sabemos que frete é o preço que se paga pelo uso ou pela locação de embarcação ou qualquer outro meio de transporte rodoviário, marítimo, ferroviário ou aéreo. Preço que se paga dependendo do tipo de carga, do meio de transporte, do peso e do volume da carga e da distância a ser percorrida até o ponto de entrega da carga.

O CIF e FOB estão relacionados com o pagamento de frete no transporte, onde CIF, em português “Custo, Seguro e Frete”, é quem paga o frete, é quem envia a mercadoria, neste caso, o remetente. Já no FOB “Livre a Bordo”, quem paga o frete é quem recebe a mercadoria, ou seja, o destinatário. São siglas utilizadas para distinguir entre comprador e fornecedor quem arca com os custos do frete, ou seja, quem suporta os custos e riscos do transporte.

As siglas CIF e FOB são as abreviações das expressões inglesas Free On Board – FOB e Cost, Insurance and Freight – CIF e fazem parte dos Incoterms – Termos internacionais de comércio, que são normas definidas para trocas comerciais internacionais.

Existe também uma 3ª modalidade, onde nem remetente e nem o destinatário pagam o frete, chamada de Terceiro Pagador, caso raro de acontecer. É quando alguém envia algo pela transportadora, mas uma terceira pessoa paga o frete para o destinatário.

De um modo geral é sempre bom evitar problemas relacionados a logística, por isso nós do Polifrete, orientamos que além de nossas explicações, você desenvolva mais contatos no seu mercado de compras ou se interaja mais com as transportadoras e empresas sobre a atuação das parcerias já estabelecidas, isso pode evitar sustos e estabelecer uma melhor relação de confiança e sucesso em suas empreitadas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *