• 27/06/2017
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Como reduzir custos com a logística de sua empresa


Em períodos de crise, como o que vivemos atualmente, a gestão dos recursos financeiros da empresa deve ser realizada de forma muito mais cuidadosa. A necessidade de reduzir custos acaba se tornando uma realidade comum a praticamente todos os negócios. Afinal, os riscos das operações se tornam maiores e o mercado fica ainda mais fragilizado. Por isso, é fundamental que os gestores saibam como reduzir custos logísticos nesse período tão conturbado.

Separamos algumas dicas de como reduzir custos com a logística de sua empresa e continuar obtendo excelentes resultados nos negócios.

 

Pense de forma inteligente e estratégica

Pensar e desenvolver rotinas mais eficientes e estratégicas acaba se tornando uma necessidade constante nas atividades de qualquer gestor que deseja reduzir custos logísticos da sua empresa.

Porém, para atingir esse ponto é essencial parar para racionalizar todos os processos que a envolvam. Por exemplo, não raras vezes, remessas que deveriam ir juntas são enviadas de forma separada para uma mesma região, em razão de atrasos ou outros problemas. Esse tipo de situação acaba gerando gastos desnecessários que poderiam ser facilmente evitados.

Também é comum que os veículos de carga iniciem o transporte com capacidade abaixo do limite. Isso causa aumento no número de viagens e, consequentemente, nos custos, já que mais viagens serão realizadas.

Fazer pequenos ajustes estratégicos nos trabalhos, como a elaboração de novas rotas, planejamento de pontos de coleta e descarga de mercadorias, podem reduzir satisfatoriamente os custos com transporte.

 

Rotas mais frequentes

Uma forma de reduzir custos é negociar rotas de forma individualizada, inclusive com transportadoras regionais. Com um grande volume de mercadorias circulando por uma única rota você ganha poder de barganha junto a transportadoras que operam exclusivamente nesses locais, reduzindo a média de preços pagos por frete e, ao mesmo tempo, conseguindo um fornecedor bastante dedicado para transportar seus produtos.

 

Redução de estoque

Empresas que mantêm excesso de estoque imobilizam capitais de giro, correndo o risco de perder várias chances de investir em outros setores. Isso pode representar, para o gestor, falta de visão da cadeia de abastecimento.

Para reduzir as complicações de inventário, adote um software de gestão de estoques ou um programa de monitoramento de logística. Assim, as informações sobre as entradas e as saídas de produtos serão mais confiáveis, possibilitando planejamentos melhores para futuras encomendas.

 

Atenção com multas e taxas

Tenha atenção às multas e as leis de trânsito, além da manutenção de seus veículos para, desse modo, evitar gastos repentinos com consertos e atrasos com peças de reposição, multas e outras taxas.

Em princípio, os gastos podem não significar muita coisa, mas em médio prazo pode fazer grande diferença, que será notada, sobretudo, no fechamento do ano da empresa.

 

Tecnologia para reduzir custos

É desnecessário dizer que a tecnologia pode reduzir custos. Isso ocorre em todas as áreas de negócio e com o setor logístico não seria diferente. Estreite suas relações com parceiros na área de transportes que disponham de soluções de alta tecnologia, que possam não apenas facilitar e agilizar suas entregas e remessas, mas também criar um ambiente para a redução de custos com logística no longo prazo.

Uma excelente opção é a gestão de frete inteligente do Polifrete. Ela integra indústria e distribuidores a transportadoras e motoristas autônomos na plataforma. Através de algoritmos inteligentes, o processo de contratação de fretes é automatizado, gerando gestão e economia para as empresas.

E_book_Polifrete

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *