• 23/08/2018
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Como o mercado de Roteirização de Entregas está sendo revolucionado

A automatização chegou para todos os setores, inclusive no de entregas e sua utilização na roteirização logística vem crescendo muito. A roteirização é o planejamento das rotas que a frota vai usar, para fazer as entregas de forma mais eficiente, planejando o itinerário com cuidado e eficiência.

A roteirização permite realizar entregas e coletas por meio de um planejamento de uma sequência otimizada de rotas. O roteirizador analisa, além dos custos da rota, a disponibilidade do cliente, o tempo de atendimento, a capacidade dos veículos, a jornada do motorista e diversos fatores que podem impactar diretamente no resultado da operação.

Um roteirizador deve conter: definição e otimização das rotas, análise e determinação do tamanho da frota e capacidade dos veículos, planejamento e sugestão de veículos, de acordo com a carga, entregas e rota estabelecida.

A roteirização influencia muito também no aumento dos ganhos, visto que, ela ajuda a diminuir o consumo de combustível e reduzir a distância das entregas e através da ajuda de um programa ou aplicativo, reduz também o tempo gasto com o planejamento e otimiza o processo. É possível, ainda, ter um controle maior da logística da frota e um grande benefício financeiro e organizacional.

Benefícios da Roteirização:

  • Melhor dimensionamento da frota para a carga atual;
  • Economia de combustível e demais custos variáveis, como pneu, óleo, etc;
  • Controle amplo do processo inteiro de carga e descarga;
  • Pontualidade e satisfação do cliente;
  • Racionalização de uso da mão-de-obra, ou seja, redução de horas extras e controle da jornada de trabalho dos motoristas – (Lei do motorista);
  • Redução do tempo na programação e realização das entregas – Redução da distância global percorrida no itinerário de entregas;
  • Informações sobre como está as condições de estrada, o que faz com que você diminua o custo das operações.

Atualmente a roteirização, é essencial para que sua empresa continue a crescer, pois planejando corretamente as rotas você reduz custos e agiliza processos e no caso do transporte de produtos perecíveis que requer alguns cuidados especiais ao ser realizado, devido os seus riscos, o acompanhamento  feito através da roteirização, reduz ao máximo os índices de perdas de produtos, que podem ocorrer durante o trajeto, e possibilita a construção dinâmica das melhores rotas para a sua frota agilizando o transporte sem que a carga chegue ao destino prejudicada ou sem qualidades para comercialização.

Automatizar o processo de roteirização de entregas é também garantia de dados atualizados em tempo real, em que você pode ter informações importantes para a tomada de decisão. Desta forma, a gestão das entregas se torna muito mais assertiva, onde toda a equipe ganha em produtividade e o retorno sobre o investimento acontece de forma muito mais rápida.

Precisando contratar fretes? É possível você economizar em média 7% com a contratação de fretes rodoviários. Fale com um de nossos especialistas para saber como! Saiba mais.

Leia também;

 

Automatização logística é estratégia perante a competitividade



Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

Twitter
Facebook
GooglePlus
Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *