• 02/05/2018
  • 0 Comentários
  • POR Polifrete

Afinal, o que é SPOT? Conheça este modelo de cotação de fretes

Você sabe o que é SPOT? Hoje a equipe do Blog Polifrete irá falar sobre essa modalidade de negociação, quando ela é utilizada, seus benefícios e outros aspectos importantes.

 

O conceito de Spot é rapidez, urgência, “mercado disponível” ou “mercado pronto”. No segmento de transportes e logística, embora muitas das negociações envolvam contratos de maior prazo, há uma grande ocorrência de contratações spot de frete, onde só são admitidas transações em que os serviços são entregues imediatamente e os pagamentos realizados à vista e com transportadoras que estão fora do contrato inicial.

 

No mundo empresarial, a cotação Spot pode ser ainda mais benéfica, trazendo vantagens para o transportador (que receberá o pagamento imediatamente) e o cliente (que terá a mercadoria enviada de forma instantânea). Uma das áreas que mais utilizam esse tipo de operação é o transporte de cargas. A tendência é que, com a intensificação do frete online, o frete Spot se popularize cada vez mais, chegando a um preço “commodity” para o frete nas principais regiões do país.

 

Confira suas características e benefícios:

 

Pagamento à vista: Sendo uma transação que foge da rotina, que não é feita pelas transportadoras contratuais, o pagamento no frete Spot é efetivado de forma imediata. Isso é bem diferente do que acontece com as transportadoras parceiras, que normalmente aplicam o “período de corte”, em que existe uma soma de todos os serviços e colocados num único boleto a prazo.

 

Urgência: Provavelmente a maior razão de um gestor contratar o frete Spot é a urgência da entrega. Esse fato pode acontecer por exigência do cliente, por necessidade de troca imediata, problemas internos ou reposição de mercadorias.

 

Mercadorias diferenciadas: Para as empresas que trabalham com um grande número de serviços ou produtos ou que possuem clientes diferenciados no seu caderno, conseguir uma transportadora que atenda todas as suas necessidades é uma tarefa mais complexa.

 

Para essas organizações, o frete Spot acaba sendo uma ótima opção, pois, além de terem suas entregas feitas de forma eficaz, ainda ganham tempo para negociar de maneira mais detalhada todas as nuances que envolvem suas mercadorias com as outras transportadoras.

 

Entrega Imediata: Se é urgente, é muito certo que se necessite de entrega imediata. Essa é uma característica clara do frete por Spot.

Prazos Menores: com a adoção do frete Spot, você pode oferecer prazos curtos para os seus clientes. Como o sistema não exige cargas fracionadas e não utilizam as paradas obrigatórias durante o roteiro, as entregas são feitas em menos tempo.

 

Satisfação do cliente: ao oferecer prazos menores, a empresa já chamará a atenção dos clientes. Logicamente, deve ser colocado um preço diferenciado para esses casos, porém, muitos clientes não se importam em pagar um valor maior para terem suas mercadorias de forma mais rápida.

 

Excelência no nível de serviço: a burocracia muitas vezes é o principal motivo dos atrasos em alguns serviços. Infelizmente, a maior parte disso não pode ser “pulada”, pois faz parte do protocolo da empresa. Quando isso acontece, o cliente não quer saber o real motivo, ele apenas considera que o serviço não está sendo entregue de maneira satisfatória.

 

Então, aplicando o frete Spot, ainda que exista a lentidão da burocracia e outras adversidades relacionados a outros processos, a empresa conseguirá manter um serviço de excelência e maior comprometimento com o cliente.

 

Enfim, a utilização do frete Spot é bem útil para sua empresa e lhe permite angariar novos clientes e reter os antigos.

 

O  Polifrete pode ser mais uma opção para lhe auxiliar na contratação de fretes! Conheça nossa solução.Utilize o nosso aplicativo Polifrete! Clique aqui para baixar.

 

Encontre-nos também nas Redes Sociais:  

 

Twitter

Facebook

GooglePlus

Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *